domingo, 13 de setembro de 2009

Beatriz descobre o mundo


(minha florzinha, plantada no meu jardim e recém chegada)

Beatriz descobre o mundo porque o manto que cobre todo o mundo é azul e tem estrelas
assim como o seu edredom.
Descobre o pôr-do-sol, o Garantido e as e as rosas vermelhas porque tudo isso foi feito por ela à giz de cera.


Beatriz descobre o mundo porque foi ela quem o fez.
Ela viu o quadro negro e desenhou o sol, daí se fez a luz.
Viu a terra seca e quis brincar com lama, daí se fizeram as águas.
Quis sentir o vento no rosto e os cabelos à voar, daí se fez o ar.
Quis compor uma canção, mas os acordes, ainda inertes, não produziram música.
Beatriz então disse: - Que haja luz, riacho, ventania e somentão tudo foi feito, e Bia viu que tudo aquilo era bom.


Beatriz descobre o mundo porque ele cabe em sua palma,
porque os traços do universo são mistérios com explicações que estão em sua alma,
porque as marés precisam da sua fúria
e a praia da sua calma.


Beatriz descobre o humano, porque o seu olhar deixa o coração à nu,
porque as máscaras caem para apreciar as verdades do seu semblante,
porque seus olhos são futuro, e dentro dele, meu presente espiar é só um instante.


Beatriz desfaz, desmonta, remonta, vira de pernas para o ar, põe de cabeça para baixo e faz da “Mãe Gaia” o que bem quer.
Ela tem posse de tudo que existe, tudo foi feita por ela e para ela, minha deusa-menina-mulher.


Beatriz descobre as palavras, porque essas, são apenas escritos e símbolos fonéticos, que buscam em Beatriz uma tradução.
Bia batiza todos os seres, cria substantivos e predicados. O verbo,que no início era Bia, e que também sinaliza sua ação.


Beatriz descobre o mundo, porque nela se deságuam as chuvas da esperança, as torrentes da bem-aventurança e o rio do amanhã.
Porque ela profetiza e abençoa, porque o mundo está no seu recreio, e o sentido da vida está em sua torta de maçã.


Beatriz descobre a todos, mas ninguém descobre Beatriz.
Ela é perfeita demais, ela é fera, anjo, jóia, trilha, perfeita filha.
Ela é rosa, amarela, lilás e possui o odor mais puro que a deusa das flores,
Ela é o ápice do enredo dos autores, o arranha-céu mais belo do engenheiro,
A cartilha dos professores.


Beatriz encanta o mundo, porque ela é o traço mais retilíneo do Niemyer, é a poesia épica que o Vinícius não fez, o acorde que o Jobim não tocou, é o sonho que a Bethânia não sonhou, é a pedagogia que o Freire não estudou, é a novidade que o Gil não contou.
O Chico passou perto, mas Beatriz é única, e o “que será” da “roda viva” do seu destino, ninguém imaginou.


Beatriz descobre o mundo, porque esse precisa dela para ter sentido, e para existir em cores, se abre em amores à Beatriz, implorando para que ela o experimente.
Afinal, o universo precisa de Bia-Bia para ser gente.


Beatriz rege o mundo, porque as estações do ano baseiam-se no seu humor
As fases da lua são divididas pela suas vontades
As aves não gorjeiam canções se ela não compor
A sensibilidade da pele do poeta, sem Maria Bia, fica torpor


Não gerei Beatriz, ele é que me gerou “Pai”. Sou eu quem pertence à sua casa,
Abrigo-me por debaixo da sua asa.
E se ela se faz frágil em dado momento, é para assim melhor me ninar.
Pois quando nino Bia, o amor descansa em minha alma, meu coração vira correnteza que procura o deságue junto ao mar.


Desaguarei em Mar, Maria Beatriz.


Para ensinar os planetas a terem luz própria, és estrela que forte pulsa,
Tu guias magos e navegantes,
realizas os desejos do órfão, sua lágrima cristalizada é diamante.
Brilhas no peito de “Órion” bem mais que as outras Marias juntas.
Não perdes o brilho, não se apaga em noite sem lua, Você Minha Filha... Nunca cai.
E foste uma grande Mãe para mim, enquanto no ventre filial do seu amor, me gerastes como pequeno pai. Amo-te.

Um comentário:

  1. muito bonita essa poesia,ela é muito grande, eu nem li ela toda. bjs...muita saúde e sucesso.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita - Bruno Rodrigo